5 razões para registrar a sua marca
É possível que já tenha surgido a dúvida, "será que é uma boa ideia registrar minha marca?". Nós da Marcar decidimos listar alguns motivos para incentivar você neste processo. Por mais que possa parecer algo trabalhoso, saiba que às vezes é melhor encarar logo e não acabar sendo prejudicado no futuro.
Seguem cinco razões que vão fazer você repensar a importância de registrar (ou não) a sua marca:
Segurança
O primeiro e talvez o mais importante, a segurança de saber que após registrar sua marca, não há o risco de outra pessoa registrá-la. Caso isso acontecesse, os prejuízos seriam grandes, sem falar em todo o transtorno gerado. Marca registrada é marca protegida.
Uso exclusivo
A partir do momento em que você realiza o registro de sua marca no INPI, você está garantindo que nenhuma outra empresa ou pessoa, em todo o território nacional, tenha a autorização de utilizá-la.
Isso vai proteger seu negócio contra cópias, afinal, caso aconteça de outras marcas tentarem lançar uma marca semelhante ou igual, você poderá solicitar a retirada da mesma, de forma a não confundir seu público consumidor.
Caso uma notificação extrajudicial não venha a resolver este problema de maneira amigável, você poderá tomar medidas cíveis e criminais para defender o seu negócio. Afinal, como prevê o Artigo 189 da Lei de Propriedade Industrial, a reprodução ou imitação de marca registrada é crime, sob pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa.
Confiança
Quando um investidor busca uma marca para investir, uma das primeiras coisas que ele vai querer saber é se ela é registrada. Afinal, quem vai querer investir dinheiro num negócio para depois descobrir que existe outro com o mesmo nome que já seja registrado?
Pois é, então este também é um dos motivos que irão agregar confiança e valor ao seu negócio. Você ainda poderá utilizar o símbolo ®, que empresas com marca registrada podem fazer (independente do tamanho). O registro de marca irá agregar valor e credibilidade ao seu negócio, seja ele qual for.
Valorização
Como mencionamos brevemente no item anterior, registrar sua marca é também uma forma de agregar valor a ela, não apenas de forma monetária, mas também no quesito imagem da sua marca. Na hora de atrair investidores, nenhum negócio sério vai querer investir sem saber se há registro de marca.
Sem falar que a sua marca poderá ainda ser utilizada em operações financeiras, caso seja registrada. Quando há o registro, ela poderá ser avaliada, contabilizada, vendida e até mesmo utilizada como garantia para alguma transação financeira.
Geração de renda
Uma outra razão para registrar sua marca é a geração de renda. Quando você realiza o registro da sua marca, você abre para a possibilidade de criar franquia e licenciamento da mesma para terceiros. E quem não quer crescer e expandir os negócios não é mesmo? Vale lembrar que essas alternativas só são possíveis caso você tenha realizado o registro da sua marca.
Ainda não ficou convencido(a) que este é o caminho? Então entre em contato conosco, venha tirar suas dúvidas e deixe sua marca na mão de quem sabe.