Somos fascinados pelos cases do mundo dos registros. Também pudera, pois escolhemos este segmento para o nosso negócio! Com a curadoria do time da Marcar, selecionamos para vocês cases que consideramos clássicos, divertidos e atuais. Boa leitura!
MAGAZINE LUIZA
Hoje uma das maiores representantes do varejo no Brasil, a Magazine Luiza é uma empresa que começou bem modesta lá em 1959, quando ainda atendia pelo nome de “A Cristaleira”.
Fundada por Luiza Trajano Donato e seu marido na cidade de Franca, em São Paulo, a empresa possui atualmente mais de mil lojas por todo o Brasil e emprega mais de 30 mil funcionários.
Um dos fatores que contribuiu para o sucesso da empresa foi o fato de ela ter sido a primeira de suas concorrentes a apostar nas vendas online. Em 1999, a Magazine Luiza lançou sua loja virtual e hoje é referência no mercado brasileiro de e-commerce.
Suas grandes promoções, como o “Só Amanhã” e o “Liquidação Fantástica”, também foram responsáveis por impulsionar a empresa, assim como sua grande preocupação em manter clientes e funcionários satisfeitos.
Atualmente, o valor de mercado da rede Magazine Luiza é superior a R$ 40 bilhões.
UBER
Já pensou em como seria ter uma empresa de transporte sem nenhum motorista contratado ou frota de veículos?
Pode até parecer impossível, mas Travis Kalanick e Garret Camp conseguiram conceber essa ideia. Em 2009, eles criaram o aplicativo Uber, um dos maiores casos de sucesso empresarial da atualidade.
Inicialmente, a ideia era possibilitar que os usuários pudessem localizar motoristas particulares em sua região para levá-los de um lugar a outro. O público-alvo era composto por pessoas com poder aquisitivo maior. Os carros utilizados eram mais luxuosos e o preço das corridas era até 5 vezes maior que as tarifas de táxi.
No entanto, mais tarde, a empresa lançou a modalidade UberX. E foi assim que se popularizou esse serviço de transporte.
E o segredo de tudo isso estava nos grandes diferenciais inovadores do Uber:
- a praticidade para chamar um carro;
- para efetuar o pagamento;
- para seguir a rota desejada;
- os preços mais acessíveis.
Hoje, a startup conta com mais de 103 milhões de usuários ativos no mundo, sendo mais de 22 milhões só no Brasil. O valor de mercado da Uber já ultrapassa os US$ 80 bilhões.
IFOOD
O iFood é também um exemplo de empresa que deu muito certo. Por isso, a startup brasileira que é uma das maiores plataformas online para delivery de alimentos não podia ficar de fora da nossa lista de cases de sucesso empresarial.
Antes de se tornar a grande empresa que é hoje, o iFood funcionava como uma central telefônica que administrava os pedidos de comida a domicílio para diferentes restaurantes.
Mas o negócio evoluiu e atualmente o iFood atende mais de 900 cidades e realiza mais de 6 milhões de pedidos mensais. Além disso, o número de usuários cadastrados e ativos na plataforma ultrapassa os 5 milhões.
De novembro de 2018 a novembro de 2019, o iFood registrou um aumento de 116% nos pedidos, saltando de 12,3 milhões para 26,6 milhões.
NETFLIX
Não há como falar de casos de sucesso empresarial sem citar a Netflix. A corporação multibilionária revolucionou a maneira com que consumimos produtos de audiovisual, tais como:
- filmes;
- séries;
- documentários;
- reality shows.
A empresa começou em 1999 com um serviço de entrega de DVDs. Seu foco eram filmes “cult”, diferenciados, assim, evitava a concorrência da gigantesca Block Buster.
Em 2005, os fundadores Reed Hastings e Marc Randolph resolveram apostar no serviço de streaming, o que acabou se provando uma escolha mais do que acertada.
Hoje, a Netflix também produz séries e filmes originais. Aliás, somente em 2019, a empresa investiu mais de US$ 15 bilhões em produções audiovisuais.
A empresa conta atualmente com quase 160 milhões de assinantes em todo o mundo e possui um valor de mercado de US$ 158 bilhões.
Se você quer mais detalhes, então acompanhe este vídeo da TecMundo: