Nike continua sendo a marca mais valiosa em 2019
A empresa londrina Brand Finance publicou seu ranking anual com as marcas de roupas mais valiosas do mundo. A marca americana de artigos esportivos, Nike, ficou novamente em primeiro lugar em em 2019, com um aumento de 16% em seu valor, para 32,4 bilhões de dólares, graças, principalmente, às vendas crescentes na China, Europa, Oriente Médio e África.
“O marketing arrojado da Nike permite que ela se destaque no mercado de artigos esportivos. Enquanto os consumidores buscam experiências e conexões emocionais, a Nike oferece mensagens e valores claros, com os quais os consumidores se identificam”, explicou Richard Haigh, diretor da Brand Finance.
A marca espanhola, Zara, ficou em segundo lugar no ranking pela primeira vez, com uma valorização de 18,4 bilhões de dólares (+ 6%), ocupando o lugar que era de sua rival H&M, que passou para a quarta posição, com uma queda de -16% em relação à 2018, com 15,8 bilhões de dólares. Em 2018, a Zara se saiu bem com o desafio do omnichannel e confirmou sua presença em 106 países. Recém-chegada entre os três primeiros colocados, a marca alemã de artigos esportivos, Adidas, foi avaliada em 16,7 bilhões de dólares (+17%).
A marca francesa de luxo, Cartier, ficou com a quinta posição, e um aumento +39%, para 13,6 bilhões de dólares, seguida pela Louis Vuitton, que manteve a sexta posição e cuja valorização foi de +29%, para 13,5 bilhões de dólares. A Uniqlo obteve o crescimento mais forte e subiu do 9º para o 7º lugar, com uma valorização de 11,9 bilhões de euros, um aumento de +48%. A Brand Finance explica que estes ótimos resultados foram impulsionados pela qualidade, preço e inovação da marca japonesa de moda, e lembra que, em 2020, o seu objetivo é se tornar a maior marca de roupas do mundo.
A marca francesa de artigos de couro, Hermès, caiu da quinta para a oitava posição este ano, com queda de -4%, para 10,9 bilhões de dólares, seguida pela Gucci, que desceu um degrau, para o nono lugar, apesar de um salto de 19%, para 10,1 bilhões de dólares.
Ranking da Brand Finance. – Brand Finance
Com 18 marcas no top 50 das empresas de vestuário mais valiosas, os Estados Unidos estão no topo do ranking. As avaliações nacionais atingiram 93,2 bilhões de dólares, impulsionadas pela Nike, que, sozinha foi responsável por um terço desse valor. A França ficou logo atrás, com seis marcas no ranking e 49,6 bilhões de dólares.