WhatsApp

Blog

Acreditamos na aprendizagem contínua na busca pelo conhecimento

O Registro de Marca para Pequenas Empresas

Para quem quer fazer sua empresa crescer, existem certos cuidados com a proteção de sua marca que precisam ser tomados. Engana-se quem pensa que essa preocupação só serve para grandes empresas, este assunto deve ser prioridade de todo empreendedor, afinal, o registro de marcas e patentes é fundamental para garantir a proteção legal de qualquer negócio, de forma a ajudá-lo a se consolidar no mercado.

Sendo assim, trouxemos 3 informações superimportantes que mostram o que as micros e pequenas empresas precisam saber sobre proteção de marca. Confira:

1. A origem geográfica do produto pode ajudar na divulgação do pequeno negócio
Uma micro ou pequena empresa pode tornar-se muito conhecida explorando a origem geográfica de seus produtos.

Você sabia que uma micro ou pequena empresa pode tornar-se muito conhecida explorando a origem geográfica de seus produtos. Entre os produtos reconhecidos por indicação geográfica, estão, por exemplo, os vinhos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, o queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais e o café do Cerrado Mineiro.

A indicação geográfica certifica e protege produtos tradicionais do país, oferecendo um diferencial competitivo muito importante para a expansão de uma empresa que está iniciando no mercado ou para o sucesso de pequenas comunidades de produtores.

2. Faça o registro de marca logo no início do negócio
Muitos empresários acabam deixando o registro da marca para depois, no entanto, essa deve ser uma das primeiras tarefas a serem realizadas! A marca é o principal elo entre a empresa e o cliente, e o registro possibilita que o empreendedor concorra no mercado com seus direitos assegurados.

Quando a marca é registrada logo no início do negócio, o microempreendedor tem a chance de gerar lucros mais rapidamente, por meio da exploração direta ou indireta do seu produto ou serviço, além de obter a segurança jurídica necessária para divulgar seu negócio nas redes sociais e demais meios de comunicação.

3. Micros e pequenas empresas também podem ter sua marca roubada
Todo negócio está suscetível a uma concorrência desleal! Uma invenção promissora, uma ideia transformadora ou uma marca inovadora podem ser alvos de fraudes ou uso indevido e podem, até mesmo, ser roubadas. E a regra do INPI é clara e objetiva: quando sem objeções tem direito à marca quem registra primeiro.

A Marcar Marcas e Patentes atua no ramo de registro de marcas e patentes e oferece um serviço de gestão particularizada do patrimônio intelectual de empresas e pessoas físicas, respaldado com modernas e eficientes ferramentas que permitem proporcionar todo o controle e segurança que esse tipo de assessoria exige.
Dúvidas sobre fraudes ou como proceder para registrar sua patente no INPI? A gente te ajuda!
Ligue para (51) 3085 7407 ou mande um email para contato@marcarmp.com.br.

Tags:marca, patentes, pequenas empresas, registrar, registro de marcas

Receba novidades