WhatsApp

Blog

Acreditamos na aprendizagem contínua na busca pelo conhecimento

Propriedade Intelectual deve ser assunto de sala de aula?

De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), sim! Afinal, em 2021 o órgão lançou uma premiação que visa trabalhar um tema que abordamos com frequência por aqui: a importância da proteção de seus ativos intelectuais.

O projeto em questão, intitulado de **Prêmio PI nas Escolas**, tem como foco professores e gestores das redes privada e pública de ensino federal, estadual e municipal. O valor total dos prêmios foi superior a 124 mil reais e os vencedores foram anunciados em dezembro passado.

Os participantes podiam escolher entre cinco categorias para concorrer: Criatividade (educação para a inovação e produção artística); Cidadania (educação para a cultura de respeito pela criação); Tecnologia (educação para a ciência e inovação); Planeta (educação para o aproveitamento sustentável e inovador dos recursos naturais); e Negócios (educação para o empreendedorismo).

A premiação faz parte da **Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI)**, que objetiva implementar iniciativas de conscientização dos alunos sobre a importância da Propriedade Intelectual na vida cotidiana, suas oportunidades, desafios e responsabilidades como inventores ou consumidores.

A inserção de assuntos como este no ambiente escolar pode ser a porta de entrada de novos empreendedores, criadores, inventores no universo da Propriedade Intelectual, que atualmente é um dos nossos pilares econômicos. Desta maneira, é possível despertar em crianças e jovens o desejo de explorarem inovação e invenção, pois a PI acaba sendo um estímulo para a criatividade, assim como a pesquisa científica e a descobertas.

E você, concorda que este tema deve ser explorado dentro de ambientes educativos? Consegue imaginar alguma iniciativa originada dentro da escola ganhando o mundo? Compartilha conosco aqui nos comentários!

Receba novidades