WhatsApp

Blog

Acreditamos na aprendizagem contínua na busca pelo conhecimento

Você sabe o que são patentes?

Em termos “técnicos”, patente é uma concessão pública, conferida pelo estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. A patente insere-se nos denominados direitos de Propriedade Industrial. Ou seja, quando você inventa algum objeto, não importando sua finalidade, é necessário que ele seja registrado, para que ninguém faça uma cópia da sua invenção e saia por aí comercializando e se dizendo um gênio.

A criatividade não tem limites, e é dela que saem incríveis invenções nos mais variados setores profissionais.

Mas afinal, o que pode ser patenteado?
De forma bem direta, todas as criações que solucionem problemas ou avanços tecnológicos em relação ao existente e que possuam aplicação industrial.Considerando os requisitos apresentados, é patenteável a invenção que apresente novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, e é patenteável o modelo de utilidade suscetível de aplicação industrial que apresente ato inventivo e resulte em melhoria funcional no uso ou fabricação.

O objetivo principal da patente é proteger o novo produto de pessoas que possam colocá-lo no mercado a preços mais baixos do que aquele que realmente vale. O preço mais baixo é possível porque o plágio é muito mais barato de ser feito, já que não tem custo nenhum com pesquisa e desenvolvimento.

A Marcar – Marcas e Patentes atua no ramo de registro de marcas e patentes e oferece um serviço de gestão particularizada do patrimônio intelectual de empresas e pessoas físicas, respaldado com modernas e eficientes ferramentas que permitem proporcionar todo o controle e segurança que esse tipo de assessoria exige.
Dúvidas sobre como proceder para registrar sua patente no INPI? A gente te ajuda!
Ligue para (51) 3085 7407 ou mande um email para contato@marcarmp.com.br.

Fonte: Tecmundo, Wikipédia e Lei 9.279/96

Receba novidades